RB 4º Bimestre - 7° ano: A População

A População representa um grupo de organismos de uma mesma espécie.A população, geograficamente,se subdivide em dois grupos: a população relativa e a população absoluta.A população relativa representa aquela onde o dado considerado consiste na densidade demográfica,ou seja, no número de habitantes por  Km2 .

   O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),originou,no Brasil o recenseamento ou censo,que a cada (aproximadamente) dez anos realiza a contagem populacional,estabelecendo alguns dados importantes na distribuição da renda do país.Os dados de maior importância são:

Crescimento natural ou Crescimento Vegetativo:

Taxa de natalidade - taxa de mortalidade

Taxa de Natalidade:

Nº de nascimentos x 1000

-------------------------

Número Total de Habitantes

Taxa de Mortalidade:

  Nº de óbitos (mortes) x 1000

-------------------------

Número Total de Habitantes

Crescimento Populacional:

Taxa de Natalidade - Mortalidade(Crescimento Vegetativo ou natural) + Imigração - emigração.

Clique no Link abaixo para fazer o dowload do Slide (o conteúdo do slide vai até a Aula 53) produzido pela professora Acácia,que fala sobre população:

População_humana_sem_imagem.ppt (1,2 MB)

Aula 54: População Economicamente Ativa o Brasil (PEA)

Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. Essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas se encontram voltadas para o mercado de trabalho,ou seja, que trabalham ou que estão procurando emprego. São essas pessoas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não economicamente ativa ou mesmo inativa.Se subdivide em três setores:

Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral)

Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia.

Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados,dentre outros) e comércio em geral

A PEA brasileira vem crescendo no Brasil,apresentando novos aspectos:

- Aumento das participação de adultos na população ativa

- O processo de industrialização que ocorre desde a década de 50 incorporou a mão de obra feminina no mercado de trabalho

-Devido as grandes desigualdades sociais,o Brasil utiliza  a mão de obra infantil

Vale lembrar que milhões de brasileiros pertencem ao mercado informal ou não possuem carteira assinadas,como boias-frias,camelôs,flanelinhas dentre outros.

Em determinados países,com a industrialização tardia e a modernização do campo, os trabalhadores perderam seu trabalho no campo e os pequenos agricultores perderam suas terras, sendo obrigados a migrar para os centros urbanos, onde, sem qualificação, viram-se forçados a aceitar empregos no setor terciário.Isto fez com que o setor terciário desses países crescesse muito, mas sem a qualificação profissional encontrada neste setor nos países desenvolvidos. Por isso, utiliza-se a expressão "hipertrofia do terciário” para caracterizar este crescimento,que também ocorreu no Brasil.

 

Aula 55: O IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado para analisar a qualidade de vida de uma determinada população de países distintos,estabelecendo comparações entre estes países e avaliando seu nível de desenvolvimento. Os critérios utilizados para calcular o IDH são:

- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população; reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.Abrange dados como a taxa de mortalidade infantil e esperança de vida,incluindo também a qualidade da alimentação,higiene,água tratada e disponibilidade de assistência médica

-Educação: nível de escolaridade e fatores como o número de analfabetos.Avalia também o nível de informação,preparo para o mercado de trabalho,disponibilidade de escolas e permanência nestas (  expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada).

-Renda: Considera o poder de compra referente ao PIB (Produto Interno Bruto) per capita, ou seja,a produção do País dividida pelo número de habitantes

Níveis do IDH:

0 até 0,499 – IDH baixo

0,5 até 0,799 – IDH médio

0,8 até 0,899 – IDH elevado

0,9 até 1 – IDH muito elevado

O Brasil se encontra no 69° lugar,em relação a outros países,com um IDH de 0,792.

 

Aula 56 e Aula 57: Região

A região representa a divisão do espaço em partes menores.Busca realizar a integração territorial através do planejamento de ações administrativas.No Brasil a regionalização representou um fator fundamental para atender ao planejamento governamental de integração de todo o país;ao projeto de desenvolvimento centrado na industrialização e comandado pelo governo federal.

    Em 1946,o IBGE (Instituto Brasil de Geografia e Estatística) apresentou a primeira divisão oficial do território brasileiro; utilizaram como critério as características  naturais (clima,vegetação e relevo principalmente).Considerando,porém,a realidade administrativa – a divisão em estados- os limites se determinavam por limites estaduais,mesmo que os aspectos naturais ultrapassassem estas “fronteiras”.Observe esta regionalização:

Nesta ocasião se estabelecem comparações  e se evidenciam distinções,não estabelecendo uma integração.

  Em 1969,o IBGE estabeleceu novos critérios,e consequentemente uma divisão regional nova; as regiões homogêneas,determinadas através da combinação de características físicas,demográficas e econômicas.Observe esta regionalização:

Nesta divisão,as atividade econômicas demonstram-se fundamentais na distinção dos espaços,determinando os investimentos públicos.

Em 1988,houve uma adequação da divisão regional,havendo a criação de novos estados (Tocantins e os antigos territórios),mantendo,porém,os critérios anteriores.Observe esta regionalização:

Aula 58: Os Complexos Regionais

Representa uma proposta de regionalização elaborada pelo geógrafo Pedro Piuchas Geiger,em 1967,que utiliza critérios geoeconômicos, ou seja, considerando a produção do espaço geográfico individualizada através do processo histórico  de ocupação econômica do espaço natural.

Amazônia: Caracteriza-se pela predominância das condições naturais sobre as sociais; a área está coberta por uma densa floresta, com clima equatorial, que dificulta o povoamento. Atualmente, nesta região, estão ocorrendo a expansão da fronteira agrícola e a extração mineral, representando, portanto,um espaço em construção.

Nordeste: O polo econômico mais rico da América portuguesa representa a região de colonização europeia de maior antiguidade, com base na monocultura da cana de açúcar (agroindústria). Atualmente, uma região de graves problemas socioeconômicos, originados através de condições estruturais que vão do quadro natural até a distribuição territorial e de renda.

Centro-Sul: caracteriza-se como a economia mais dinâmica, correspondente por mais de 80% de todas as mercadorias e serviços brasileiros. Concentra a economia moderna, tanto no setor industrial como no setor agrícola, além da melhor estrutura de serviços. Possui uma ótima qualidade de vida.

Clique no link abaixo para fazer o dowload da versão para impressão deste resumo:

Versão para Impressão (A população e as Regiões).docx (22,9 kB)

A Litosfera Brasileira (Aula 5)

O Brasil possui um relevo:

- Antigo;

- Modesto;

- Desgastado;

  Seu território se localiza no centro da placa tectônica sul- americana,e devido a este fato não possui alterações devido aos agentes internos,ou seja,tectonismo,vulcanismo e abalos sismícos: desta maneira,o Brasil não possui montanhas,ou seja,seu relevo é modesto.Porém,não devemos nos esquecer que nosso país possui grande diversidade litológica,isto é,minerais,rochas e solos diversificados.

  Desta maneira é possível concluir que o Brasil constitui-se de modificações que ocorrem apenas devido a agentes externos,ou seja, os fenômenos naturais,como água corrente,vento,erosão etc.

Observe agora o Processo de Sedimentação:

A superfície brasileira constitui-se através das seguintes rochas:

4 % Rochas Vulcânicas

36 % Rochas Metamórficas e Magmáticas (Bacias Cristalinas)

60 % Rochas Sedimentares (Bacias Sedimentares)

Estruturas Geológicas 

Áreas que Possuem rochas Cristalinas

Escudo das Guianas

 

Escudo Brasilero

Minerais localizados na região : Ouro,Ferro,Bauxitas,Níquel,Cobre e Prata

Áreas que possuem rochas Sedimentares

Bacia Sedimentar Amazônica

Bacia Sedimentar do Pantanal

Bacia Sedimentar do Paraná

Bacia Sedimentar do Parnaíba

Minerais localizados nestas áreas: Carvão Vegetal e Petróleo

Áreas que possuem rochas Vulcânicas  

Região Sul (Paraná,Santa Catarina,Rio Grande do Sul)

Possuem solos férteis,como a terra roxa.